Filipa Mateus
Filipa Mateus é uma jovem de 17 anos, nascida em 2008, que vive na cidade de Coimbra, estuda Ciências Socioeconómicas e atualmente frequenta o 11º ano. Desde pequena que os seus maiores interesses são a música e as artes, nomeadamente o piano e a dança. Além disso, adora viajar e conhecer culturas distintas, acreditando ser uma mais-valia para o seu percurso e desenvolvimento de vida.
A Filipa é ainda vista como uma rapariga calma que usa a escrita para transcrever as suas emoções.
Mamadú Saliu Djaló
Nasceu em Bissau, Guiné-Bissau. Reside há um ano em Portugal, Médico Clínico Geral, formado pela Faculdade de Medicina Raúl Díaz Argüellez de Bissau em 2022, atualmente mestrando em saúde Tropical pelo Instituto de Higiene e Medicina Tropical da Universidade Nova de Lisboa.
R. Monteiro Rocha
R. Monteiro Rocha (Caldas da Rainha, 2005) escreveu os seus primeiros livros sob o pseudónimo R. M. Gürkh, não os considerando bibliograficamente canónicos. Soube que seria escritor desde o tempo em que compunha crónicas humorísticas em plenas provas de avaliação no ensino secundário. Apontado como principal renovador do movimento prismanimalista, ambiciona desacorrentar a pintura de qualquer resquício elitista que a amarre.
Gonçalo Aragão dos Santos
Gonçalo Aragão dos Santos, nascido em Portimão, no Algarve, não acabou os estudos, deixando o ensino no secundário, e embarcou no que se chama a vida, na aprendizagem dura das experiências difíceis do dia-a-dia, tornando-se um existencialista profundo. Ganhou o gosto pela literatura já tarde, aos vinte e cinco anos, mas empenhou-se com grande dedicação e estudou os grandes clássicos e decifrou os padrões que compunham uma boa narrativa. Começou a escrever aos vinte e sete, e aos vinte e oito publica a sua primeira obra, intitulada "Mil E Quatrocentos Quilómetros".
Fernanda Moreira
Fernanda Moreira nasceu em 1968, em Cabeceiras de Basto. É detentora do Curso Técnico-Profissional de Educadora Social pela Escola D. Luís de Castro, Braga, da Licenciatura em Português pela Universidade do Minho, do Curso de Formação Psicopedagógica, ministrado pela Ratio Persona, Sociedade Médica de Psicologia da Faculdade de Ciências Médicas de Lisboa, do Curso Básico de Ciências Religiosas pelo ISCRA, da Licenciatura em Ciências Religiosas pelo Instituo Superior de Ciências Religiosas à Distância, San Agustín, Madrid e do Mestrado em Ciências Religiosas pela UCP. Em 1998, na sequência de um concurso de poesia organizado pela Sociedade Martins Sarmento, Guimarães, recebeu o segundo prémio. Publicou artigos nos jornais regionais de Cabeceiras de Basto, Ecos de Basto, de Celorico de Basto, O Povo de Basto, no da ilha das Flores, Monchique, e no jornal da ilha do Faial, Correio da Horta. Tem participado, ultimamente em projetos da CHIADO BOOKS.
GWDream
GWDream é o pseudónimo de uma autora apaixonada por livros, mais precisamente livros de fantasia e romance, mundos onde a imaginação não tem limites. Amante de gatos e café, encontra inspiração nas pequenas coisas do dia-a-dia, tentando transformá-las em histórias envolventes. O seu objetivo é que os seus leitores encontrem conforto nos seus livros, pois os livros são amigos que nunca desiludem.
O seu sentido de humor inclina-se para o lado mais seco e ligeiramente negro, o que se reflete, por vezes, na sua escrita.
Vive com o marido, o seu maior apoiante, que a incentiva a dar vida aos universos e personagens que povoam a sua mente.
Marta Carvalho
Nasceu em Lisboa em 1991 e, anos depois, licenciou-se em Gestão de Recursos Humanos. Mais tarde, concluiu o Mestrado em Gestão de Empresas no ISCTE-IUL.
Ao longo do seu percurso académico, explorou também áreas como Direito e Enfermagem, refletindo a sua curiosidade e o desejo de abraçar diferentes campos do conhecimento.
Com mais de uma década de experiência na área da Gestão de Recursos Humanos, construiu uma carreira sólida enquanto cultivava paixões que vão além da sua profissão: viagens, dança, praia, sol, livros e filosofia. Foi na escrita, porém, que encontrou o seu verdadeiro refúgio e a forma mais autêntica de expressão.
Manuel Neves
Manuel Neves é o “nom de plume” de um ex-professor de Anatomia do ICBAS/Universidade do Porto. Os seus 120 artigos científicos estão acessíveis no site PubMed em “AP Águas”. Esta é a sua primeira publicação literária. São contos para surpreender aqueles que sabem que a vida é feita de guinadas e para alertar os que pensam que a têm sob controlo total.
Ana Bastos
Ana Bastos é especialista em estética e proprietária do Ana Bastos Beauty Studio. Com anos de experiência na área, dedica-se a ajudar pessoas a cuidarem da pele de forma consciente e eficaz. Este livro reflete a sua paixão pela estética e o seu compromisso em compartilhar conhecimento prático e acessível.”
Isabel Correia Pinto
Isabel Pinto é natural de Lisboa tendo residido aí, bem como em Angola, Moçambique e Macau, habitando atualmente no Porto. Licenciada em enfermagem, profissão que exerceu, é mestre em estudos interculturais e doutorada em letras, especialidade em estudos asiáticos. Entre os trabalhos publicados, destacam-se três livros: “O Comportamento Cultural dos Macaenses Perante o Nascimento” (tese de mestrado), publicado por Livros do Oriente- Macau (2001, 191 p., ISBN 99937-603-1-5), “A comunidade Macaense em Portugal: alguns aspectos do seu comportamento cultural” (tese de doutoramento galardoada pela Academia de Ciências de Lisboa com o prémio Agostinho da Silva no ano letivo 2008/2009), publicado pelo Instituto Cultural do Governo da R.A.E. de Macau/Editora Almedina (2011, 316 p., ISBN 978-972-40-4464-4) e “Memórias de Pomarchão”, publicado por Isabel Correia Pinto e Chiado Books (2019, 195 p., ISBN 978-989-52-6018-8). Entre 2010 e 2013, integrou o Gabinete de Apoio e Consultadoria à Investigação da Secção Regional do Norte da Ordem dos Enfermeiros. É desde 2007 investigadora do Centro de Estudos Interculturais do Instituto Superior de Contabilidade e Administração do Porto.
Joao Miguel Lagoinha Reboredo e Ana Paula Sousa
João Miguel Lagoinha Reboredo, alfandeguense, nasceu em Bragança, mas é em Alfândega da Fé, que passa parte da sua vida. Simplificar o ensino através da música tem sido a principal força motriz de João Miguel Reboredo um transmontano radicado atualmente no Luxemburgo. Onde recentemente os métodos de piano e de guitarra que editou em livro, com o prefácio do Maestro Francisco Tavares da praça da alegria da RTP, é prova disso. Estudou formação musical e solfejo na banda dos bombeiros voluntários de Alfândega da Fé, e depois seguiu para o curso superior de professores com a variante em educação musical na Escola Superior de Educação Jean Piaget — Nordeste. Uma carreira inicial voltada para os palcos e que nunca mais abandonou, é um dos fundadores do seu primeiro grupo “gota d’água” onde grava o seu primeiro disco! Seguiu-se o salto para uma carreira docente no 1º ciclo do ensino básico, com a música como fio condutor! E eis que emerge a veia de escritor/autor! Escreve o seu primeiro livro em 2004 “um cancioneiro em estudo” pelas mãos da editora Gailivro, 2009, até este momento (2021), mais 3 obras literárias se seguiram, de sua autoria.
Depois de um percurso imaculado pelas escolas onde lecionou, em São Pedro da Cova e em Campo, em 2014 pede licença sem vencimento por um ano e começa uma nova experiência no Luxemburgo, Grava 4 discos de música e com os lucros ajuda crianças e adultos necessitados. Em 2016 concretiza o sonho de abrir uma escola de música, foi em Differdange que abriu o seu atelier de lá musique com o nome Reboredo´s music school. Participa frequentemente em programas de rádio e televisão quer em Portugal, quer no Luxemburgo divulgando o excelente trabalho literário e discográfico de sua autoria. Em 2021, lançou sua autobiografia “Biografia de um Empreendedor da Diáspora”, e em 2022, assinou contrato com a editora Vidisco, lançando novos singles e livros. Celebrando 25 anos de carreira em 2024, João continua a desenvolver projetos literários e musicais, contribuindo para a educação musical e cultural no Luxemburgo e além. Neste ano de 2025 vários projetos literários e a edição de um disco só de músicas originais, será lançado com a editora Pais real.
Ana Paula Nasceu em Gondomar, a 26 de novembro de 1963, num meio pobre, no seio de duas mulheres, Mãe e Avó. Filha de Margarida Rosa. Com apenas 11 anos, fez-se à vida para ajudar no sustento da família. Miúda de poucos recursos, conseguiu estudar e trabalhar ao mesmo tempo, aproveitando todas as oportunidades que lhe foram impostas. O seu primeiro emprego foi numa gráfica, onde trabalhou 25 anos. Fez se adulta e começou a trabalhar num lar, onde adquiriu toda a experiência com doentes ao lado de profissionais de saúde. Atualmente, trabalha na mesma área, fazendo domicílios por sua conta, desde a higiene, massagens e curativos. Toda esta experiência foi adquirida com os anos. Desde muito cedo sempre dedicada à família, sempre pronta ajudar os mais necessitados. Organizou várias sessões de solidariedade, recolhendo alimentos e ajudas financeiras para crianças necessitadas. Participou em alguns programas de televisão, onde apresentou alguns dos projetos de solidariedade em que esteve envolvida como mentora. Hoje mulher madura, sempre com o mesmo objetivo: vencer!
Ivo Mota
Engenheiro de formação, apaixonado por música e adepto de leituras. Desde os tempos de faculdade que concilia o gosto pelas ciências exatas e pelas ciências humanas e sociais. Nascido em 1986, nos arredores do Porto, passou por alguns países e continentes a nível profissional, o que ajudou a desenvolver o gosto por culturas e visões diferentes da vida quotidiana.
Divide o gosto pelo trabalho e pelas artes, que apesar de antagônicos, são dois vértices muito importantes na sua vida.
Maria José Frazão
Maria José Cadete Frazão, originally from Ribatejo, was born in 1963 in the village of Monsanto, in the municipality of Alcanena, nestled in a valley where the vigorous Alviela River gently flows – a source of inspiration for many of the simple words that invade her soul and nurture her creativity. Coming from a modest family, but one rich in affection, life experiences, and shared memories, she found the wings to “fly” and write, guided by the noblest feelings that shape her existence.
With a degree in Educational Sciences, Maria José writes driven by the emotions that have inhabited her essence since childhood. Her themes emerge from a palette of emotions and life experiences that flow through her being, seeking expression in the words she shares. Since she was a child, she has nurtured a passion for writing and a joy in sharing her work with friends or spontaneously in situations she finds meaningful. She has recited poems at professional gatherings and festive events, and her texts have been published in local newspapers, including O Alviela and O Arrife (in the municipality of Alcanena), as well as in the publication of the Ramada Parish Council.
She also contributed to the “Antologia Poética Calçadas das Letras 2014” and the Anthology of Contemporary Poetry “Entre o Sono e o Sonho Vol. VI and VII – Volume II”, published by Chiado Editora. Maria José has published two poetry books through Chiado Editora: “Mensagens de Vida” (2015) and “Nas Asas dos Sentimentos” (2016), hosting several presentations of these works.
Joaquim da Silva Ribeiro
Joaquim S. Ribeiro nasceu em Santa Maria da Feira, em 1963. Define-se como um apaixonado pelas palavras e pela cultura em geral.
Não é fanático por nada nem por ninguém. Mas é amante da verdade, fraterno, interveniente. Sem diploma académico, define-se o espelho da reconversão, da adaptação aos desafios, sem arrependimento no descobrir de novos caminhos.
Foi articulista durante mais de um quarto de século em vários jornais. Nestes anos de escrita, em jornais ou nos seus poemas e romances, ficou patente a sua sensibilidade à causa da justiça e da liberdade de expressão, que aparecem em destaque na maioria dos seus trabalhos. Recentemente, participou na V antologia da diáspora, da Oxalá Editora, com cinco dos seus poemas, e na antologia Três Quartos de um Amor – Colectânea de Cartas de Amor, volume V, da Chiado Books.
Depois do seu primeiro romance, editado em 2014, Oceano Dos Meus Sonhos, que mereceu a atenção dos leitores, o autor aparece com esta ficção, Desfecho Inesperado, e promete outras surpresas.
Fernando Augusto de Figueiredo
Fernando Augusto de Figueiredo nasceu em 1948 e é natural de Pombal, concelho de Carrazeda de Ansiães, distrito de Bragança. Vive no concelho de Sintra, região da Grande Lisboa, desde 1980.
O autor é doutor em História pela Faculdade de Letras da Universidade do Porto, e investigador do Centro de Literaturas e Culturas Lusófonas e Europeias da Faculdade de Letras da Universidade de Lisboa (CLEPUL) e do Centro de Estudos Históricos (CEH) da Universidade Nova de Lisboa.
Miguel Ribeiro
Miguel Ribeiro nasceu no Lobito, em Angola, no ano de 1967, e vive no Bairro Alto em Lisboa. Licenciou-se em Direito pela Faculdade de Direito de Lisboa, advogou, desempenhou as funções de investigador criminal principal e de técnico superior jurista.
Em abril de 2018 publicou a obra «Aforismos, pensamentos e lírica», pela Chiado Books. Em julho de 2022 publicou a obra “Aforismos e similares”.
Tatiana Cármen
Tatiana Cármen é uma resiliente, apaixonada pela diversidade da natureza. Desde criança, sempre foi movida pela curiosidade sobre as infinitas formas de viver, acreditando que cada experiência, por menor que seja, carrega uma história que merece ser contada. Para ela, a aventura começa com a paixão por descobrir e mergulhar nas histórias das pessoas ao seu redor, às quais ela dá nome, forma e personalidade nos seus relatos.
Nascida em Angola, formada em jornalismo e amante do desporto, Tatiana Cármen acumula experiência em áreas essenciais em comunicação e docência. Com dedicação em tudo que faz, ela destaca-se não apenas como contadora de histórias, mas como uma verdadeira colecionadora de momentos.
Compartilhar ideias, emoções e risadas é, para Tatiana, essência da vida. Ela acredita que a escrita é uma poderosa forma de conexão, um convite para despertar reflexões, provocar emoções e, quem sabe, enxergar o mundo de uma maneira diferente. No final das contas, Tatiana Cármen lembra-nos de que todos somos personagens do grande livro da vida.
Alexandra Dias
Do avô Francisco herdou a fé, a honestidade, a humildade, a bondade e generosidade, o respeito pelo próximo, a alegria de viver, e a graça do amor incondicional. Da avó Joaquina herdou a coragem e a resiliência. Do bisavô materno herdou a determinação, persistência, e a capacidade de sonhar e de concretizar os seus sonhos. Da bisavó materna e da tia Mami herdou o brio de fazer bem feito, o encantamento, e o gosto pelos trabalhos manuais.
Nasceu com o brio e o gosto de fazer bem feito, da excelência, do certo, e do tempo “certo”. De muitos Não e poucos Sim.
Apaixonada por conhecimento, por arte, música e pela melodia das palavras. Fascinada por música clássica, e pelo processo criativo que envolve a pintura e a escrita. Encanta-se com a arte de juntar palavras, que é assim que constrói os seus poemas e escreve os seus livros. Apaixonada por crianças. O que a deixa mais feliz, ver a alegria e a felicidade de uma criança. Pinta também para as crianças, é um gosto grande, muito grande que tem. Vive a vida com alegria, entusiamo e com base no amor e espírito de entreajuda, e com todas as cores do arco-íris.
Com 42 anos de carreira profissional dos quais os últimos 21 anos enquanto empresária, empreendedora e freelancer. Escreve desde 2009 com 8 livros editados, sendo quatro obras poéticas. Pinta desde 2021 tendo sido aluna durante 3 anos do Mestre Gabriel Garcia no Atelier da Almas em Lisboa. A pintura e a escrita são amores maiores. O amor e a fé norteiam a sua vida e a sua caminhada.
Faça sol, faça chuva, segue sempre a voz do coração.
Catarina Rato Grou
A autora, Catarina Rato Grou, tem atualmente 21 anos (23/04/2003), é licenciada em Serviço Social, pelo Instituto Politécnico de Portalegre, é uma jovem ousada, consciente e acima de tudo determinada, curiosa e sonhadora. Nasceu e cresceu no Alentejo, teve uma infância feliz, rodeada de amor e carinho, no meio da Serra D’Ossa, mas a vida reservar-lhe-ia desafios que marcariam um período difícil no seu trajeto.
Durante esse período, Catarina aprendeu a importância de se reerguer, descobrindo que tinha muito mais a oferecer do que imaginava, enquanto também reconhecia potencialidades que jamais imaginaria desenvolver. Hoje, é uma pessoa determinada, que encara a vida com confiança e sabedoria, focada em continuar a crescer e evoluir.
Joaquim Marcelino Gomes
Sr. Joaquim Marcelino Barão Gomes, mais conhecido como Bife. Nascido e criado na grande cidade do Rio Azul, Setúbal, em 21/05/1946.
Desde muito novo, foi combatente na Guerra Colonial. Quando regressou, empregou-se na grande empresa Setenave/Lisnave, em Setúbal, onde trabalhou durante toda a sua vida, até chegar a encarregado-geral da secção dos tubos. Casou-se e, mais tarde, divorciou-se. Dessa relação, nasceram dois filhos. Foi sempre um bom homem e um bom pai, e agora um excelente avô.
A sua paixão por proclamar versos começou entre amigos e petiscadas, como uma brincadeira, até que um dia decidiu passar para o papel aquilo que lhe ia na alma. E assim nasceu esta grande obra: “Entre o Sado e a Alma: Poesias de Joaquim Bife”.