Maria José Frazão
Maria José Cadete Frazão, originally from Ribatejo, was born in 1963 in the village of Monsanto, in the municipality of Alcanena, nestled in a valley where the vigorous Alviela River gently flows – a source of inspiration for many of the simple words that invade her soul and nurture her creativity. Coming from a modest family, but one rich in affection, life experiences, and shared memories, she found the wings to “fly” and write, guided by the noblest feelings that shape her existence.
With a degree in Educational Sciences, Maria José writes driven by the emotions that have inhabited her essence since childhood. Her themes emerge from a palette of emotions and life experiences that flow through her being, seeking expression in the words she shares. Since she was a child, she has nurtured a passion for writing and a joy in sharing her work with friends or spontaneously in situations she finds meaningful. She has recited poems at professional gatherings and festive events, and her texts have been published in local newspapers, including O Alviela and O Arrife (in the municipality of Alcanena), as well as in the publication of the Ramada Parish Council.
She also contributed to the “Antologia Poética Calçadas das Letras 2014” and the Anthology of Contemporary Poetry “Entre o Sono e o Sonho Vol. VI and VII – Volume II”, published by Chiado Editora. Maria José has published two poetry books through Chiado Editora: “Mensagens de Vida” (2015) and “Nas Asas dos Sentimentos” (2016), hosting several presentations of these works.
Joaquim da Silva Ribeiro
Joaquim S. Ribeiro nasceu em Santa Maria da Feira, em 1963. Define-se como um apaixonado pelas palavras e pela cultura em geral.
Não é fanático por nada nem por ninguém. Mas é amante da verdade, fraterno, interveniente. Sem diploma académico, define-se o espelho da reconversão, da adaptação aos desafios, sem arrependimento no descobrir de novos caminhos.
Foi articulista durante mais de um quarto de século em vários jornais. Nestes anos de escrita, em jornais ou nos seus poemas e romances, ficou patente a sua sensibilidade à causa da justiça e da liberdade de expressão, que aparecem em destaque na maioria dos seus trabalhos. Recentemente, participou na V antologia da diáspora, da Oxalá Editora, com cinco dos seus poemas, e na antologia Três Quartos de um Amor – Colectânea de Cartas de Amor, volume V, da Chiado Books.
Depois do seu primeiro romance, editado em 2014, Oceano Dos Meus Sonhos, que mereceu a atenção dos leitores, o autor aparece com esta ficção, Desfecho Inesperado, e promete outras surpresas.
Fernando Augusto de Figueiredo
Fernando Augusto de Figueiredo nasceu em 1948 e é natural de Pombal, concelho de Carrazeda de Ansiães, distrito de Bragança. Vive no concelho de Sintra, região da Grande Lisboa, desde 1980.
O autor é doutor em História pela Faculdade de Letras da Universidade do Porto, e investigador do Centro de Literaturas e Culturas Lusófonas e Europeias da Faculdade de Letras da Universidade de Lisboa (CLEPUL) e do Centro de Estudos Históricos (CEH) da Universidade Nova de Lisboa.
Miguel Ribeiro
Miguel Ribeiro nasceu no Lobito, em Angola, no ano de 1967, e vive no Bairro Alto em Lisboa. Licenciou-se em Direito pela Faculdade de Direito de Lisboa, advogou, desempenhou as funções de investigador criminal principal e de técnico superior jurista.
Em abril de 2018 publicou a obra «Aforismos, pensamentos e lírica», pela Chiado Books. Em julho de 2022 publicou a obra “Aforismos e similares”.
Tatiana Cármen
Tatiana Cármen é uma resiliente, apaixonada pela diversidade da natureza. Desde criança, sempre foi movida pela curiosidade sobre as infinitas formas de viver, acreditando que cada experiência, por menor que seja, carrega uma história que merece ser contada. Para ela, a aventura começa com a paixão por descobrir e mergulhar nas histórias das pessoas ao seu redor, às quais ela dá nome, forma e personalidade nos seus relatos.
Nascida em Angola, formada em jornalismo e amante do desporto, Tatiana Cármen acumula experiência em áreas essenciais em comunicação e docência. Com dedicação em tudo que faz, ela destaca-se não apenas como contadora de histórias, mas como uma verdadeira colecionadora de momentos.
Compartilhar ideias, emoções e risadas é, para Tatiana, essência da vida. Ela acredita que a escrita é uma poderosa forma de conexão, um convite para despertar reflexões, provocar emoções e, quem sabe, enxergar o mundo de uma maneira diferente. No final das contas, Tatiana Cármen lembra-nos de que todos somos personagens do grande livro da vida.
Alexandra Dias
Do avô Francisco herdou a fé, a honestidade, a humildade, a bondade e generosidade, o respeito pelo próximo, a alegria de viver, e a graça do amor incondicional. Da avó Joaquina herdou a coragem e a resiliência. Do bisavô materno herdou a determinação, persistência, e a capacidade de sonhar e de concretizar os seus sonhos. Da bisavó materna e da tia Mami herdou o brio de fazer bem feito, o encantamento, e o gosto pelos trabalhos manuais.
Nasceu com o brio e o gosto de fazer bem feito, da excelência, do certo, e do tempo “certo”. De muitos Não e poucos Sim.
Apaixonada por conhecimento, por arte, música e pela melodia das palavras. Fascinada por música clássica, e pelo processo criativo que envolve a pintura e a escrita. Encanta-se com a arte de juntar palavras, que é assim que constrói os seus poemas e escreve os seus livros. Apaixonada por crianças. O que a deixa mais feliz, ver a alegria e a felicidade de uma criança. Pinta também para as crianças, é um gosto grande, muito grande que tem. Vive a vida com alegria, entusiamo e com base no amor e espírito de entreajuda, e com todas as cores do arco-íris.
Com 42 anos de carreira profissional dos quais os últimos 21 anos enquanto empresária, empreendedora e freelancer. Escreve desde 2009 com 8 livros editados, sendo quatro obras poéticas. Pinta desde 2021 tendo sido aluna durante 3 anos do Mestre Gabriel Garcia no Atelier da Almas em Lisboa. A pintura e a escrita são amores maiores. O amor e a fé norteiam a sua vida e a sua caminhada.
Faça sol, faça chuva, segue sempre a voz do coração.
Catarina Rato Grou
A autora, Catarina Rato Grou, tem atualmente 21 anos (23/04/2003), é licenciada em Serviço Social, pelo Instituto Politécnico de Portalegre, é uma jovem ousada, consciente e acima de tudo determinada, curiosa e sonhadora. Nasceu e cresceu no Alentejo, teve uma infância feliz, rodeada de amor e carinho, no meio da Serra D’Ossa, mas a vida reservar-lhe-ia desafios que marcariam um período difícil no seu trajeto.
Durante esse período, Catarina aprendeu a importância de se reerguer, descobrindo que tinha muito mais a oferecer do que imaginava, enquanto também reconhecia potencialidades que jamais imaginaria desenvolver. Hoje, é uma pessoa determinada, que encara a vida com confiança e sabedoria, focada em continuar a crescer e evoluir.
Joaquim Marcelino Gomes
Sr. Joaquim Marcelino Barão Gomes, mais conhecido como Bife. Nascido e criado na grande cidade do Rio Azul, Setúbal, em 21/05/1946.
Desde muito novo, foi combatente na Guerra Colonial. Quando regressou, empregou-se na grande empresa Setenave/Lisnave, em Setúbal, onde trabalhou durante toda a sua vida, até chegar a encarregado-geral da secção dos tubos. Casou-se e, mais tarde, divorciou-se. Dessa relação, nasceram dois filhos. Foi sempre um bom homem e um bom pai, e agora um excelente avô.
A sua paixão por proclamar versos começou entre amigos e petiscadas, como uma brincadeira, até que um dia decidiu passar para o papel aquilo que lhe ia na alma. E assim nasceu esta grande obra: “Entre o Sado e a Alma: Poesias de Joaquim Bife”.
Matilde Samagaio Gandra
Matilde Samagaio Gandra nasceu em 2000, no Porto. É licenciada e mestre em Sociologia, pela Faculdade de Letras da Universidade do Porto. Trabalha como escritora, assim como socióloga. Vive com a sua família em Vila Nova de Gaia. É apaixonada por tudo o que seja arte: música, pintura, livros, filmes. Este é o seu segundo livro, após "Torrente de Pensamentos".
Selma Presado Santos
Selma Ferreira Presado Santos é uma apaixonada pela história e cultura da sua terra natal. Natural de Barrocalvo, no concelho do Bombarral, cresceu imersa nas tradições locais, o que despertou o seu interesse pela preservação da memória coletiva. Com um olhar sensível e dedicado, tem-se empenhado na recolha e no registo das vivências, personagens e costumes que moldaram a identidade da sua comunidade.
Autora de Barrocalvo dos Meus Encantos, Selma resgata, com riqueza de detalhes, as histórias que unem gerações, mantendo viva a herança cultural do lugar. O seu trabalho é um convite à valorização da identidade local e à celebração das raízes que fazem de cada aldeia um universo único.
Mihrünnisa
Professora por formação e vocação;
Empresária por contingência;
Dirigente espírita por convicção.
Natércia Ferrão
Natércia Ferrão é uma criadora versátil, com uma carreira que atravessa o jornalismo, as artes visuais, o teatro, o cinema e a televisão. Além de participar em exposições e desenvolver animações, dedica-se à escrita de contos e livros, explorando diferentes formas de narrativa e expressão artística.
Raphaël Oliveira
Raphaël Oliveira é apaixonado por escrever histórias de romance, drama, mistério, suspense e muito mais. Fascinado pela vida, nasceu em França e vive em Portugal desde os 3 anos de idade, onde encontrou inspiração nas suas experiências e na rica cultura que o rodeia.
Beatriz Ribeiro
Beatriz Ribeiro nasceu em Vila Nova de Famalicão, em 2004, e mudou-se para a Suíça com os seus pais aos 8 anos de idade. Sempre foi uma menina muito criativa e com uma imaginação muito fértil, que adorava escrever e inventar histórias. Hoje, decidiu revelar a sua ao mundo. Estuda Letras na Universidade de Genebra, mas o seu sonho é poder um dia cursar Jornalismo em Portugal.
Este é o que espera ser o primeiro de muitos livros, onde pode contar a sua história e mostrar às pessoas que não estão sozinhas. Usa as palavras para descrever sentimentos que estão guardados no fundo do coração e emociona as pessoas com as palavras que vêm da alma.
João Carlos Durão
João Durão é licenciado em Informática e trabalha numa prestigiada instituição Europeia no Luxemburgo. Com 41 anos, João é um entusiasta da educação, política e do poder do conhecimento para transformar a sociedade. Residente no Luxemburgo, é casado e pai dedicado de dois filhos, encontrando na família e nos amigos o equilíbrio perfeito para uma vida plena.
A sua paixão por promover a compreensão da política levou-o a criar o livro "Política Explicada aos Mais Novos", um projeto inovador que utiliza inteligência artificial para tornar os conceitos de democracia e cidadania acessíveis aos jovens. Motivado pela vontade de inspirar as novas gerações, João acredita que a educação é a chave para moldar um futuro mais justo e sustentável.
Nas horas livres, João aprecia os momentos de convívio com a família e os amigos, explorando ideias e celebrando a vida. A sua determinação em unir tecnologia, educação e cidadania reflete-se no impacto positivo que procura criar através do seu trabalho.
Celma Garcia
Celma Erica Garcia da Conceição é uma escritora angolana com uma sensibilidade única para capturar as nuances das emoções humanas. Natural de Luanda, Celma construiu a sua trajetória entre diferentes culturas e experiências, vivendo em Portugal, Serra Leoa e Nigéria, o que lhe proporcionou uma visão abrangente e rica sobre as complexidades das relações humanas.
Gestora de formação e apaixonada pela escrita, Celma alia o conhecimento técnico da sua área ao talento narrativo, criando histórias que envolvem e desafiam os leitores. Your Love Is A Drug é o seu romance de estreia, uma obra que mergulha na profundidade das escolhas, na busca por autoconhecimento e nas dinâmicas do desejo e da paixão.
Com uma escrita autêntica e poderosa, Celma conduz o leitor por um enredo intenso, onde os desafios emocionais e os dilemas morais se entrelaçam, prometendo uma leitura inesquecível.
João Caldeira Romão
Ginasta e professor, antigo ginasta do Clube Náutico do Guadiana nasceu em Vila Real de Santo António, licenciado em Educação Física pelo Instituto Superior de Educação Física da Universidade Técnica de Lisboa. Professor efectivo da Escola Preparatória D. José I de Vila Real de Santo António; Pós-graduado em Metodologia dos Desportos Gímnicos pelo Instituto de Educação Física e Desporto da Universidade de Bucareste.
Pós-graduado em Desenvolvimento da Criança pela Faculdade de Motricidade Humana da Universidade Técnica de Lisboa.
Mestre em Psicologia da Educação pela Universidade do Algarve onde leccionou no âmbito da formação de professores.
Américo Simões Gaspar
Nasceu em Coimbra em 1942, tendo frequentado o Ensino Secundário no Externato Infante D. Pedro, em Condeixa-a-Nova e no Liceu Normal D. João III, em Coimbra.
É licenciado em Ciências Militares, pela Academia Militar, tendo servido em várias Unidades e Estabelecimento Militares no desempenho das mais diversas funções nomeadamente Comandante da Escola Prática de Infantaria, Professor no Instituto de Altos Estudos Militares e Subdirector do Instituto de Defesa Nacional. Por imposição fez uma Comissão em Angola. Foi agraciado com diversas condecorações de cariz militar e pela Câmara Municipal de Mafra foi-lhe atribuída a Medalha de Ouro do Mérito Municipal.
Actualmente é Oficial General na situação de Reforma. Após deixar o Serviço Efectivo, como ‘hobbie’, dedicou-se à pintura, tendo tirado o respectivo curso na Sociedade Nacional de Belas Artes, em Lisboa.
Mais recentemente dedicou-se à escrita, sendo a poesia a sua preferência.
Ricardo Jorge
O Poeta Doce (Ricardo Jorge) tem 39 anos e é do norte de Portugal. Nasceu e foi criado em Angeiras, pertencente à freguesia de Lavra no concelho de Matosinhos.
É um local lindíssimo, onde há um portinho de pesca.
Desde a sua infância que adora o mar, onde se sente no paraíso. É um rapaz humilde, filho de pais pobres, mas não é filho único.
Desde cedo, sempre quis trabalhar e lutar pelos seus sonhos.
Mas um dia… Um convite para um café, e tudo mudou na sua vida. Desde esse dia descobriu um dom dentro dele. Escrever as mais lindas poesias sobre um amor que ficou marcado no seu coração, mas com os seus medos, seus erros e as suas falsas promessas. Numa certa altura essa pessoa disse-lhe um adeus, sem dizer. Porque há promessas que não devem ser feitas.
Mas de todas as promessas, há uma que ficou...
Lisa Fulgêncio
Lisa Fulgêncio nasceu em 1988, tendo-se formado em Enfermagem em 2016.
Sempre encontrou na leitura e na escrita uma forma de refletir sobre os seus pensamentos e sentimentos.
Desde a adolescência dedica-se à poesia, de forma amadora, como meio de expressão e de libertação emocional, transformando as vivências mais marcantes em versos que revelam uma busca contínua por autoconhecimento e autenticidade.